domingo, 22 de agosto de 2010

O QUE É YOGA

Chacarananda,Campo Alegre-SC







 



Literalmente os verbos juntar (português), yoke (inglês), jungo (latim) e jock (alemão) derivam da mesma raiz sânscrita e tem portanto o mesmo significado da palavra Yoga, isto é, juntar, jungir, comungar, unir, integrar, reintegrar, ligar, re-ligar.O vocábulo Yoga deriva da raiz yuj (unir) e mais o sufixo ghyan, significando completar. Portanto, o que for feito para completar a junção de coisas afastadas e re-juntar as fragmentadas pode ser chamado de yoga. (Hermógenes J.,1995)

    Bem, se yoga é juntar alguma coisa,então estamos separados?!?! É realmente há uma separação do Eu Superior com o Eu Inferior. Com a correria do dia-a-dia, o que dizem que é a tal da evolução, acabamos não sentindo mais nossa verdadeira Essência, nosso Eu Superior, o Eu divino. E é aí que essa linda sabedoria que é o Yoga entra em ação em nossas vidas, unindo, equilibribrando e expandindo a consciência de todos que buscam trilhar a senda.
    Segundo Iyengar 2001, yoga também pode ser visto como composto de três camadas: a externa, a interna e a intíma – a física, a mental e a espiritual. Assim, os oito membros do yoga podem ser divididos em três grupos. Yama e niyamas são as disciplinas social e individual; asana (postura psico-física), pranayama (controle da energia vital) e pratyaharara (domínios dos sentidos) levam à evolução do indivíduo, ao entendimento de sua natureza; dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (iluminação) são os efeitos do yoga que criam condições para vislumbrar a alma, mas que, como vivências, não fazem parte da prática do yoga propriamente dita.
    Embora no ocidente, o yoga seja muitas vezes considerado uma disciplina apenas física, ela também é um tema fisio-psicológico e psico-espiritual. É uma ciência que libera a mente da pessoa do estado de prisioneira do corpo, encaminhando-a rumo à alma. Quando a mente alcança a alma e ela se funde, a alma fica livre, permanecendo daí em diante em paz e em estado de beatitude.
    Na Bhagavad Gita, Krishna ensina seis significados para a palavra Yoga:
1) Equanimidade na vitória e na derrota (II:48);

2) Habilidade e eficiência na ação (II:50);

3) O supremo segredo da vida (IV:3);

4) Aquilo que gera indizível felicidade (V:2);

5) O que extingue a dor (VI:17).


 “Toda a criação é paz, infinita e eterna. Veja a infinita consciência em tudo e fique em paz. Yoga é a cessação das experiências dos objetos. Fique no estado de Yoga e faça o que você tem que fazer. Fique no estado de Yoga e viva.” Laghu Yoga Vasishtha


Meditando na Cachoeira das 7 quedas,Barra do Sana-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário